Pós-pandemia e o Marketing digital Curitiba

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A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo nas bases da sociedade atual. Por conta da tragédia humanitária e econômica, o estilo de vida precisou ser readaptado de forma que comportasse a necessidade do isolamento social. O home office, compras por aplicativos de delivery e uso de plataformas on-line para os mais diversos fins são apenas alguns dos exemplos de ajustes que foram necessários para continuar a vida. Com isso, o marketing digital que já vinha ganhando espaço, tornou-se indispensável como forma de divulgar serviços e produtos, revolucionando a forma como a oferta e propaganda é feita.

Mas, agora que a pandemia está terminando, com as atividades migrando novamente do modo remoto para presencial e aos poucos a vida das pessoas voltando a normalidade, o que mudará no marketing digital? Quais serão os resultados desse impacto tão profundo durante o período de isolamento? Nesse artigo iremos analisar algumas dessas possibilidades.

1. Aumento de compras on-line

Na reportagem da revista InfoMoney, feita em novembro de 2021, vemos que um a cada quatro brasileiros deve manter o ritmo diário de compras on-line mesmo no período pós-pandemia. O fenômeno de compras pela internet já vinha em ascensão antes do COVID-19, mas com o isolamento social, esse processo foi acelerado e não deverá diminuir tão cedo.

Dessa forma, é importante manter ou potencializar o investimento em marketing digital nas plataformas para garantir que a sua empresa alcance o maior número de pessoas possíveis. Garantir ao cliente que os seus produtos ou serviços ainda continuem sendo disponibilizados on-line, somados a uma boa estratégia, não apenas irá dar mais força ao seu negócio, como também o manterá dentro de uma tendência que só tende a ganhar força.

2. Marketing digital personalizado

Marketing digital em Curitiba

O conceito de marketing personalizado ganhou muita força durante a pandemia. Em resumo, para se anunciar e vender um produto, é importante que a empresa faça isso de forma com que converse com a persona do seu cliente, entendendo suas dores para oferecer uma solução ideal para ele. Com isso, a procura por produtos que correspondem as reais necessidades dos clientes aumentou consideravelmente, mostrando como um marketing personalizado pode fazer a diferença.

Com a diminuição das restrições sanitárias e de distanciamento, junto com a volta das atividades presenciais, a preferência do cliente ainda será por uma empresa mais humanizada. Oferecer produtos de qualidade, conversar com as necessidades de seus compradores e as entender, são algumas das qualidades que os clientes buscam hoje. Para demonstrar que a sua marca se preocupa com isso, o investimento no marketing digital ainda é a melhor saída, pois, é no ambiente on-line que será possível um maior alcance de pessoas que procuram por algo que atendam às suas necessidades.

3. Participação do usuário

O meio digital permitiu com que as pessoas pudessem avaliar em tempo real o serviço ou os produtos. Tornou-se comum vídeos dos clientes realizando o famoso unboxing dentro da seção de comentários na página do próprio produto que haviam comprado.

Dito isso, a interação entre a sua empresa e seus clientes precisa ser constante. Esse processo humaniza mais a sua marca, dando ao cliente atenção, gentileza, atendimento personalizado e uma solidificação no relacionamento entre a empresa e o consumidor.

4. Mídias sociais

Marketing Digital em Curitiba

 As redes sociais tiveram um papel fundamental na pandemia. Graças a elas, mesmo com o distanciamento e o isolamento social, foi possível aproximar as pessoas e estreitar a comunicação entre elas. Isso também valeu para as empresas que, percebendo a importância dessas plataformas, as tornaram os principais meios de comunicação e entretenimento.

Estar presente no Facebook, Instagram, TikTok entre outras redes sociais permite a empresa manter a conexão e a proximidade com o seu público. Hoje é muito mais fácil divulgar os seus serviços por meio dessas plataformas tanto por conta da facilidade, quanto pelo preço se comparado a mídias mais tradicionais.

Além disso, fazer o uso ativo das mídias sociais, permite que você acompanhe em tempo real as interações que seu negócio tem com os usuários – tracking de comentários, likes, engajamento e cliques são apenas alguns dos dados que são possíveis de extrair e, por meio deles, traçar métricas que podem te ajudar a entender melhor o que precisa e o que não funciona dentro do seu negócio.

5. Customer Success e UX

Durante a pandemia, os usuários tiveram um contato mais intenso com diversas plataformas de compras e e-commerces. Nesse período, vários aspectos dos aplicativos e sites foram levados em conta para melhorar ainda mais a experiência do cliente durante as compras pelas plataformas digitais. Aí é que entra o Customer Success e o User Experience (Sucesso do Cliente e Experiência do Usuário).

A satisfação do cliente durante todo o processo de compra precisa ser alta para que ele, não apenas adquira o seu produto ou serviço desejado, mas como também queira voltar a comprar naquela plataforma. Através do Customer Success, é possível alinhar o que está bom e quais pontos precisam ser melhorados para aprimorar ainda mais a experiência do consumidor ao navegar pelas plataformas.

Alinhado a isso, o User Experience precisa dar ao usuário a simplicidade e clareza no momento de navegar pelas plataformas digitais, entregando-lhe usabilidade. Não apenas isso, mas também fazer com que o processo de compra possa ser feito de maneira simples e em poucos cliques.

Com o fim da pandemia, esses dois aspectos tendem a ser ainda mais aprimorados para oferecer uma experiência ainda mais satisfatória para os clientes. Investir em CS e UX garante aumento nas interações, satisfação na compra e uma maior chance de garantir mais clientes para sua empresa.

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Sendo uma referência em marketing digital em Curitiba há mais de 13 anos, a CGDW já publicou mais de 6 mil sites, 15 mil campanhas e conta com uma equipe especializada em todos os aspectos aqui citados para entregar o melhor da sua empresa para o seu público. Entre em contato conosco.

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