Por que ter um site é essencial em 2022?

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Por que ter um site é essencial em 2022?

Conforme o artigo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), estima-se que 70% dos brasileiros que consomem na internet preferem continuar comprando on-line, mesmo após a pandemia.

Esse “boom” no comércio eletrônico mudou totalmente os hábitos dos consumidores. A criação de uma página é essencial para ter sucesso na internet! Pensando nisso, nós da CGDW preparemos um material que vai te explicar o que você precisa ter para ganhar visibilidade e relevância no mercado virtual.

Por que ter um site é tão importante na era digital?

O levantamento “Changes after Covid19, Global” realizado pela consultora McKinsey relata que o Brasil é o 4º país do mundo que adotou novos comportamentos de compra desde o início da pandemia. Isso inclui: criação e otimização de sites, conteúdo de qualidade e procura por agências de marketing digital! Com site, é possível ultrapassar as barreiras geográficas e conquistar clientes de todo o país, além da sua loja virtual ficar disponível 24h por dia.

A criação de site é um grande passo para a sua empresa crescer no ambiente virtual, o ideal é contar com uma agência de marketing digital que te dê todo o suporte necessário da sua loja virtual. Na criação, há 3 passos essenciais, sendo:

Primeiro: a criação de um domínio próprio, é como se ele fosse o endereço da sua casa na internet. Em geral, O domínio será “www.seudominio.com.br”, regulamentadas pelo órgão do Brasil “registro.br”. Para conferir, é necessário consultar se o domínio está disponível.

Observação: um site responsivo (adapta-se em diversos dispositivos) obedece às terminações de “com.br”

Segundo: você precisa comprar o serviço de hospedagem, é como aluguel de imóvel: você paga para o seu site ficar hospedado dentro de um servidor. Aqui, é importante ressaltar que, às vezes, as agências incluem a parte dos e-mails (arquivos de website e seção).

Terceiro: e não menos importante, a criação de site vai desde o layout, otimização de mobile até estratégias de vendas.

Observação: é possível comprar o domínio por conta própria ou contratar uma agência que fará isso por você. Conheça a CGDW para te acompanhar na criação de página e de conteúdo. 

Qual tipo de site eu posso ter?

Cada empresa tem um objetivo para criar o site: aumento de vendas, educação dos usuários, reconhecimento/apresentação da empresa ou prestação de serviços. Por esse motivo, as diversas categorias de sites proporcionam resultados diferentes, veja alguns tipos:

  • Hotsite: “site quente” é um simples de 2 a 3 páginas com objetivo de complementar a loja off-line, ou de “vida curta”, é desenvolvido por um breve período, com textos e funcionalidades mais diretas;
  • Landing Page: tem como finalidade a divulgação “rápida” de um serviço ou de um produto, sites de 1 página que você consegue captar várias informações só “rolando” a home. Eles apostam na estrutura mais vertical;
  • Site Institucional: é o “portfólio”, consegue divulgar uma variedade de produtos, com botão para “WhatsApp” e “formulário de contato”. São ideais para captura de leads e informações sobre clientes, como (e-mail, telefone, endereço);
  • Lojas Virtuais: tem como função a venda de um produto ou serviço.

Por que ter um site se eu já tenho redes sociais?

Assim como os sites não substituem as redes sociais, as redes sociais não têm as funcionalidades e os objetivos da página. As tendências do mercado relatam a importância de criar destaque no ambiente digital para ganhar visibilidade e reconhecimento. O site é a base de toda operação. Por isso, é necessário incluir alguns pontos para adquirir credibilidade ao site, por exemplo:

  • Serviços e produtos oferecidos;
  • Depoimento de cliente;
  • Funcionalidade;
  • Pontos de contato acessíveis (telefone, e-mail, WhatsApp);
  • Identidade visual da marca;
  • Selos de confiança e reconhecimento;
  • Fotos, descrição, condições de pagamento.

Essa estrutura serve para que o cliente possa confiar em você. É como se fosse a apresentação da sua loja física no mundo on-line, quanto mais informações, mais fácil a conversão dos usuários para clientes.

Não é à atoa que as métricas entre rede social e site são diferentes. No site, o tempo de permanência nas páginas é um fator que afetam as vendas. Já nas redes sociais, o poder da segmentação é mais forte, contribuindo para o tráfego da página. Essas funcionalidades não fazem parte das redes sociais, assim como a página não tem o mesmo papel, ou seja, uma não substitui a outra.

por que ter um site? redes sociais

Dicas para ter uma página de sucesso em 2022

Sites ficam obsoletos, eles precisam ser atualizados, principalmente com a mudança constante dos hábitos de navegação dos usuários. Por isso, algumas dicas para você seguir no seu site que irá alavancar suas vendas:

  • Trabalhar sazonalidades das datas comemorativas: se cada negócio tem sua sazonalidade, é necessário estar atento ao calendário anual para aproveitar as épocas de vendas. Por exemplo, uma empresa de chocolates precisa fazer campanhas e atuar mais na época de Páscoa, não é mesmo?;
  • Apostar no banner do site: quem nunca julgou o livro pela capa? As imagens, elementos gráficos e formas visuais chamam atenção do seu cliente, principalmente no banner principal do seu site;
  • Atualizar as campanhas no Facebook, Instagram e Google: elas vão se relacionar com o banner, por isso, é necessário acompanhar as campanhas com o seu conteúdo;
  • Manutenção de sites: otimização de site para mobile, suporte de e-mail, criação de novos conteúdos e atualizações no sistema. A manutenção corretiva e preventiva é ideal para manter seu site atualizado.

Melhorar a comunicação do meu site? Como consigo monitorar isso?

Pandemia e marketing digital: as duas coisas estão entrelaçadas. O aumento exponencial do uso de WhatsApp, vendas on-line e e-commerce tornam seu site um ponto conhecido de vendas: é fácil, rápido e basta clicar no “botão do WhatsApp” para falar com atendente. Afinal, qual a primeira coisa que fazemos quando acordamos? Mexer no WhatsApp! Imagina implementar esse fator como potencializador do seu negócio?

Quer ter um site com a ferramenta do WhatsApp? Conheça as soluções CGDW, nossa equipe de desenvolvimento inclui essa função para você.

por que ter um site?


Outra ferramenta que ajuda a monitorar a performance do seu site é o Google Analytics. Através das métricas registradas na plataforma é possível acompanhar o crescimento orgânico e patrocinado da página. Além disso, implementar essa ferramenta do Google te oferece dados como:

  • Número de visitas diárias;
  • Tempo de visitas;
  • Quantas pessoas acessam suas páginas e quais as páginas;
  • Localidade;
  • Métrica de conversão/ CTR (impressões) x (número de impressões).

Obs: as conversões são ações as quais os usuários realizam, como: quantas pessoas clicaram no botão do WhatsApp, quantas pessoas mandaram dados de contato no formulário.

Por qual motivo preciso do Google Analytics? Ter essas informações é essencial para o planejamento das ações digitais na sua empresa. É possível adaptar as estratégias e modificar campanhas, chegando ao seu objetivo.

Então caso você queira aumentar suas oportunidades dentro de uma campanha, é interessante revisar o número de investimento!

Acessar site pelo celular: por que ter um site responsivo é importante?

Atualmente, todos nós nos comunicamos por meio do celular. Por isso, otimizar seu site para dispositivos móveis é de extrema importância para que seu site seja responsivo. Isso faz com que seus clientes te achem com mais facilidade. Ter um site que se adapte ao mobile significa que, independe do tamanho da tela, os conteúdos no site irão se adaptar conforme o monitor. Ninguém acha agradável ter que dar zoom na tela do celular para enxergar as coisas, né? É fundamental que seu site seja responsivo para que os usuários possam acessar seu conteúdo seja com o celular, tablet ou computador.

Curiosidade: o Google Analytics possui uma métrica que disponibiliza quais são os dispositivos mais utilizados no seu negócio.

Site com conteúdo relevante e otimizado!

Considerar a experiência do usuário na hora da criação de conteúdo do site é um passo essencial. Por exemplo:

  • Comprimir imagens para carregarem mesmo em 3g;
  • Conteúdos relevantes para seu site, sem plágio;
  • Seu site ser acessível por dados móveis e em qualquer lugar!
  • Redes sociais ativas que conversem com seu público-alvo;
  • Garantir maior usabilidade, respondendo dúvidas no site de maneira rápida e assertiva.

Como contratar um site pela CGDW?

Para ter um site neste ano, contrate a CGDW! Estamos preparados para te atender em todos os âmbitos do negócio:

Criação de sites;

Loja virtual;

Mídias sociais;

Google Ads;

Criação de Conteúdo;

Criação Gráfica;

Suporte.

Somos uma equipe multidisciplinar que irá fazer do seu site um sucesso.

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