Novas tendências do marketing digital que vão bombar em 2022

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Com tantas mudanças digitais em meio à pandemia, o ano de 2022 aponta para novas oportunidades no mercado virtual. Com cenário de pós-pandemia (ou quase), novas tecnologias e mudanças no contexto publicitário, muitas coisas mudaram o marketing digital nesses anos, iremos conversar sobre o assunto.

Pós pandemia: o futuro do consumo e as novas tendências do marketing

Segundo o especialista em marketing e comércio on-line Mikitani (2013, p. 109) cita que “Até alguns anos atrás comprar on-line era apenas uma questão de busca, preço e conveniência. Agora os consumidores descobriram outras importantes funções para o e-commerce como compartilhamentos, customizações, opiniões, recomendações, recompensas, experiências e avaliações.”

Além disso, segundo pesquisa Bornlogic e Opinion Box, o aumento de compras on-line chegou a 71% em 2021, com estimativa para crescimento em 2022.

Ou seja, comprar on-line parou de ser apenas adquirir um produto extra e agora faz parte da vida cotidiana de vários brasileiros, tornando-se uma necessidade. Esse é o ponto essencial na construção das novas tendências do marketing digital, agora podemos encontrar pessoas que só fazem compras pela internet!

Porém, um dos obstáculos que o marketing digital encontrou é o novo comportamento do usuário. O sentimento de medo, dessincronização social e incerteza econômica alcança grande parte da população que teve a vida desestabilizada pela pandemia.

Por esse motivo, é ainda mais importante apostar na experiência do usuário em e-commerce, lojas virtuais e redes sociais. Essa proximidade com o público facilita a comunicação e identificação com a loja!

1. Investimento em Social Media

O conhecimento profundo do seu público-alvo é a melhor forma de encontrar maneiras de identificação com ele. Para o marketing, o investimento em um profissional de Social Media é uma ótima opção para empresas que querem ficar ativas nas redes sociais. Mas, o que faz um Social Media? O profissional é responsável por alimentar suas redes sociais com conteúdo exclusivos para seu nicho, contribuindo com o fortalecimento da sua marca e gerenciando tráfegos pagos. Portanto, não investir nas redes sociais em pleno 2022 é negar a importância de estar ativo e se comunicando com seu público, em vista disso, Torres (2009, p.61) no artigo A bíblia do marketing digital, menciona:

“Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as da concorrência, e finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.”

Após a intensa mobilização para criação de sites, aposte em Social Media em 2022!

2. Utilização de social e-commerce

Conforme dados da Hootsuite e We Are Social, 53,2% da nova geração já está usando mais redes sociais e 51.3 usa para pesquisar informações extras sobre marcas. Em 2020 e 2021, houve um crescimento na procura de e-commerce para vendas virtuais. Agora, estudos indicam que 2022 será a era das redes sociais!

Vender pelo Instagram, Facebook, Twitter tem uma vantagem dos sites: o usuário já está no ambiente, você não precisa depender que ele vá até você, de certa forma. Como menciona o especialista em marketing digital,

“As mídias sociais são sites na internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação (TORRES, 2009, p.113).”

Essas plataformas são tão válidas que já é possível criar lojas no próprio Instagram! Investir nessa tendência beneficia na identificação com a marca, na comunicação clara e objetiva, e possibilita criar um conteúdo que converse com seu público.

3. Marketing de conteúdo e SEO

Segundo a empresas B2B, 75% das empresas com alto poder aquisitivo esperam que o orçamento de SEO aumente em 2022. Além disso, conforme pesquisa PQ Media, o marketing de conteúdo tende a aumentar 20% até o ano de 2024.

A estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo já são tendências no mercado digital, prevê-se que aumentará em 2022! Essa estratégia costuma trazer leads e resultados satisfatórios em lojas virtuais e redes sociais. A produção de conteúdo de qualidade e a otimização para mobile são estratégias que aumentam o seu alcance orgânico.

O marketing de conteúdo é a opção ideal para atrair um público que já está procurando sobre algo relacionado ao seu trabalho ou que quer saber mais informações sobre. conteúdo de qualidade e relevante gera tráfego orgânico ao seu site e leva informações certas e embasadas para quem já está procurando por soluções. Por isso, o uso de dados confiáveis e opiniões concretas na produção de conteúdo é importante para ganhar relevância no mercado.

4. Política de cookies? A nova coleta de dados first-party

Essa pergunta acompanha o dia a dia de quem visita sites. Mas o que ela significa?

Todos os criadores de conteúdos já ouviram falar da famosa LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados, que protege os dados sensíveis das pessoas físicas, essa Lei regulamenta:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Ou seja, a disseminação de dados pessoais agora é proibida por lei, sendo assim, a aceitação (ou não) dos cookies determina que suas informações sensíveis estão protegidas. O que afeta, na prática, é que esses cookies arcavam com os conteúdos gratuitos da internet, ou seja, o Google, Facebook e Instagram capturavam seus dados para “oferecer” às lojas, possibilitando a segmentação do público da empresa.

Por isso, uma das tendências do mercado virtual é criar sites e conteúdo de blogs que adaptem as práticas virtuais de captação de dados primários de forma consensual.

Um exemplo é: ao aparecer mais nas redes sociais, você consegue organizar “o quê” e “como” o seu público-alvo interage com seus produtos, vendo quem visualiza, comenta, curte e quem responde sua loja. Esses dados primários são chamados de “coleta de dados first-party”, dados obtidos por meio de formulários, campanhas, redes sociais, pesquisas e anúncios.

Exemplo de cookies:

5. Uso de comandos de voz e vídeos para marketing

“Alexa, que horas são?”, “Siri, quais são as novas tendências do marketing?”. Muitas pessoas já preferem procurar por comandos de voz a digitar no Google. Esse interesse demonstrou-se pela experiência de ter informações pela voz, aproximar a pesquisa do Google com os consumidores e obtenção de informações diretas.

Seguindo essa linha de raciocínio, os vídeos marketing também são tendências para apostar em 2022! Em meio à pandemia, as pessoas sentiram necessidade de “enxergar” as lojas, influencers e familiares pela tela do smartphone, e assim se sentir mais próxima à realidade. Por isso, essa tendência tende a aumentar nos próximos anos, pois confere ao conteúdo visual forma objetiva e aproximada.

Não é à toa que as redes audiovisuais (Tiktok, Youtube e IGTV do Instagram) tiveram um acréscimo surpreendente nesses anos de pandemia, principalmente conteúdos de áudios, como podcasts! Principalmente quando acompanhados de legendas e traduções, o conteúdo fica conciso e relevante.

6. Otimização de sites para mobile

Segundo a consultoria Newzoo, há cerca de 109 milhões de usuários de smarthphones no país, correspondendo a mais da metade da população. O que isso significa? Significa que a imersão de otimização de sites e pesquisas para celulares é a peça fundamental para que o seu e-commerce/loja virtual seja responsivo aos dispositivos, promovendo mais navegação e maior acessibilidade.

Essa tendência de adaptar as telas para celular é muito importante, inclusive para campanhas do Google Ads e criação de sites. Esteja disponível ao seu cliente final em todas as plataformas!

Tenha todas as novas tendências do marketing de 2022 no seu comércio on-line com a CGDW.

Quer começar o ano com o pé direito? Conheça nossas soluções e contate-nos para contribuir com seu projeto! Oferecemos serviços de: Criação de sites, Loja virtual, Sites Institucionais, Mídias sociais, Google Ads, Criação de Conteúdo, Criação Gráfica e Suporte!

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