Segundo a pesquisa feita pela SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na pandemia, 70% dos microempreendedores passaram a utilizar a internet para aumentar as vendas, sendo que 23% deles optaram por criar sites próprios para vendas on-line.
Pensando nisso, resolvemos falar hoje sobre como realizar a manutenção do seu site e qual a importância de manter sua loja virtual atualizada, uma vez que há um acréscimo considerável na permanência do e-commerce. Vale ressaltar que se você não tiver conhecimento em programação, as agências e desenvolvedores de web fazem o trabalho de gerenciamento de sites! Procurá-los é uma ótima alternativa para que sua loja virtual tenha mais visibilidade.
O que é a manutenção de site?
A manutenção de site é um serviço oferecido por agências e desenvolvedores que mantém a funcionalidade do seu site e loja virtual. Esse serviço serve, principalmente, para:
- Solucionar problemas, os conhecidos “error” e “404”;
- Ajustar textos e imagens quando necessário;
- Otimizar o site, de acordo com as necessidades SEO;
- Proteger seu site de invasões de hackers ou malware;
- Atualizar banners, banco de dados e demais softwares;
- Acomodar a hospedagem dos usuários sem transtornos.
Aliás, você sabia que todo site precisa ser atualizado? Principalmente porque as mudanças e transformações sociais fazem com que as tecnologias se tornem ultrapassadas com o tempo. De maneira análoga, carros e outros bens imóveis terão que ser atualizados e levados a manutenção para prevenir erros e continuar em bom funcionamento. Da mesma forma, o site que em 2012 era moderno, atualmente não será mais, e precisará passar por manutenções para que o design, o layout e a proteção se adaptem às novas exigências tecnológicas. Ademais, o design e plugins também ficam obsoletos, principalmente pela preferência do cliente por sites visuais e rápidos, que se moldem aos dispositivos.
Ainda mais, na programação de um site surge novos navegadores, novas linguagens e mudanças no sistema operacional. Com tanta mudança, é invariável que antigas tecnologias fiquem obsoletas, assim como velhas linguagens de programação fiquem em desuso.
É necessário realizar a manutenção do site?
Sim! Independente do segmento da sua empresa. Um conteúdo desatualizado, desprotegido e lento atrapalham não só nas suas vendas como também na experiência que o cliente terá com seu site, definindo a qualidade do seu negócio.
Alguns problemas são comuns em sites e lojas, por esse motivo existem dois tipos de correções: as corretivas e as preventivas:
Corretivas: fazem o trabalho de programar e ajustar os erros, são feitas de acordo com o pedido do cliente. Geralmente, para corrigir algum bug, a manutenção de site avulsa é mais utilizada, pois são investimentos que seguem a demanda de alterações e erros.
Preventivas: são correções necessárias, mas nem sempre visíveis aos usuários. Nesses casos, a agência irá corrigir antes que aconteça algum erro sério que impossibilite ao visitante uma experiência positiva com o site, otimizando a funcionalidade. Usualmente, as manutenções de site preventivas são realizadas mensalmente, em busca de melhorias constantes e focadas na análise de conversões e desempenho.
Imagine o seguinte: seu cliente acessa sua loja online por celular e o site não carrega? Obviamente, ele não irá esperar o carregamento e pulará para outra busca. Ou, o usuário está acessando seu site que não é protegido por certificados digitais, e de repente os dados são invadidos e a página da internet é invadida?
Essas são umas das problemáticas de não cuidar do seu site. A manutenção serve para otimizar, proteger e certificar que a comunicação entre seu site e o seu cliente irá ocorrer da melhor forma possível.
Portanto, hospedar o seu site com quem entende de manutenção poderia te trazer benefícios, como:
- Mais tráfego ativo e público-alvo engajado;
- Otimização em mecanismo de buscas;
- Acompanhamento do seu endereço eletrônico para ajustes;
- Atualização de conteúdo e branding da sua marca;
- Atitude responsiva, caso tenha alerta de vírus contra o servidor;
- Manutenção preventiva e corretiva;
- Backup de dados, caso precise restaurar e recuperar algum conteúdo.

Para melhorias internas, as ferramentas como Google Search Console fazem uma auditoria do seu site, e indicam erros e links quebrados para que você possa corrigir. O suporte irá te explicar os relatórios de erro e você poderá acompanhar o relatório de erros do site, para melhorar a produção de conteúdo.
Em síntese, a manutenção do blog, plataformas digitais e sites são de extrema importância para o sistema operacional do servidor, seja para o monitoramento do desempenho ou até mesmo para a relevância do seu site!
Ok, mas quais são os tipos de site para manutenção?
- Sites em PHP;
- Sites em ASP.NET;
- Sites em Laravel PHP;
- Sites em WordPress.
Conhecer o seu site é um excelente começo para contratar um bom profissional, que irá fazer o suporte de manutenção de sites e blogs!
Quais são as vantagens de contratar um suporte de manutenção de sites?
Além de tudo que falamos sobre a atualização de site, contratar um suporte que realiza o gerenciamento de site irá conduzir a melhoria de certos aspectos, como:
- Interface visual intuitiva e agradável ao usuário;
- Reparar erros nos códigos CSS e HTML;
- Aumentar a velocidade das páginas;
- Prevenir erros e invasões;
- Aumentar a vida útil do site;
- Melhorar o conteúdo postado em blog, com base na análise de desempenho.

Quem realiza a manutenção do seu site? CGDW- Manutenção de site em Curitiba
A internet é uma ferramenta incrível e fundamental para sua empresa crescer ainda mais.
Seja para a criação ou manutenção do seu site, gerenciamento de mídias ou anúncios, a Agência CGDW pode te ajudar a colocar a sua marca onde seu cliente está.
Venha conversar conosco e descubra qual a solução ideal para você.
41 99671-5701