Como aumentar a otimização de campanhas no Google?

Otimização campanhas Google

Como aumentar a otimização de campanhas no Google? CGDW

A busca por serviços e pesquisas no Google se tornou tendência na pandemia. Seja pelo isolamento, distanciamento social ou a tendência ao online, tudo é realizado a partir do Google. Dito isso, conforme os dados da Stat Global Stars, o Google está na primeira posição do ranking de “mecanismos de buscas”, ocupando a porcentagem de 92.51%!.

No mercado tão competitivo em que buscamos mais tráfego, reconhecimento e conversão nas vendas, é importante saber como utilizar os recursos de campanhas no Google de maneira assertiva!

Então, falaremos sobre como funciona a otimização de campanhas no Google! São estratégias e dicas que utilizamos aqui na CGDW e podem ajudar o seu negócio.

Reflita como você se comporta quando vê um anúncio

Já parou para pensar que, por mais ambíguo que pareça, você também é mediado pelas campanhas do google? Os anúncios, as postagens e campanhas: você também clica e acessa! Pense como funcionam os seus comportamentos na hora de clicar num anúncio, e com base nisso, perceba como os seus clientes vão interagir.

Dica: sabe quando você pesquisa por palavras-chave e aparece as principais pesquisas orgânicas? Então, busque analisá-las para ter mais consciência do que o Google considera relevante ou não.

Campanhas do Google Ads

O Google Ads é a ferramenta mais utilizada no Marketing Digital, sabia? A plataforma é voltada para conversão de clientes/vendas, utilizada para ajudar no reconhecimento da sua marca! Entretanto, com a rapidez que os usuários mudam de hábitos e comportamentos, pode ser frustrante ter o Google Ads e não ter um tráfego bom no seu site, website ou loja virtual, né?

Para te ajudar nesse processo de tornar a sua marca relevante, vamos as dicas do que fazer para maximizar suas conversões de clientes e vendas.

Tenha um domínio memorizável e URL legível

Quando seu cliente pesquisar sobre um produto que você oferece, é importante que o domínio da sua loja e a URL sejam legíveis! O usuário, ao pesquisar sobre o serviço, irá ler a URL e decidir: vale a pena clicar? Por isso, pense no conteúdo da página e o relacione com a URL, e seu cliente terá certeza de que irá encontrar o que está procurando mesmo sem abrir o seu site. Encontrar uma URL que já indique o que o usuário quer, aumenta a otimização da campanha e gera cliques para seu site.

Decida com qual ferramenta do Google você quer trabalhar.

5 tipos de campanhas disponíveis, com formatos e mecanismos diferentes, sendo elas:

  • Rede de pesquisa;
Otimização campanhas Google
  • Rede de Display;
Otimização campanhas Google
  • Google Shopping;
Otimização campanhas Google
  • Vídeo;
  • Google Ads.
Otimização campanhas Google

Então, pense antes de escolher o seu melhor trajeto para as suas campanhas. Por exemplo, se você tiver um blog de culinária e quer anunciá-lo, é legal focar na “rede de pesquisa”, ao passo que o “Google Shopping” não será tão efetivo para você, já que seu intuito não é vender produtos, e sim obter mais tráfego para seu site!

Dica: de acordo com seu objetivo e sua campanha, espere a análise de dados para melhor desempenho e otimização! A análise detalhada do anúncio pode direcionar o que funciona ou não, reduzindo a necessidade de apostar em todos os anúncios para maior alcance. Entender a melhor estratégia e focar nela vale mais do que criar várias campanhas “avulsas”.

Não faz sentido você apostar no “google shopping” se a sua intenção não é vender algo, e sim impulsionar o seu conteúdo, certo?

O que nos leva a pergunta: qual seu objetivo com determinada campanha? Aumentar tráfego para seu site, vender, aumentar a quantidade de leads? (leads são clientes em potencial, usuários com interesse no seu produto que fornecem dados por formulários ou pesquisas). Buscar a resposta para essa pergunta irá conduzir seus próximos passos.

Otimização de campanhas para o Google

Como já dizemos, o mercado de marketing digital abrange diversas campanhas. Porém, decidir qual será a certa para você depende de algumas variáveis

  • Qual seu público-alvo?
  • Quanto você irá investir diariamente no Google Ads?
  • Como os usuários interagem com seu site?

Para aumentar a taxa de conversão, é importante que use CTA (Call-to-action). São “chamados para ação”, ou seja, frases que mostrem o que o seu produto difere dos concorrentes e tem benefícios. As frases: “clique aqui” ou “navegue agora” são frases que usam da CTA para atrair o cliente.

Geralmente, temos limite de caracteres nas campanhas do Google, então sintetize bem seu conteúdo (inclua palavras-chave e CTA) e veja como o usuário irá se comportar com a campanha. A partir dessa análise, otimize seu anúncio e faça com que o cliente seja conduzido a clicar na propaganda!

Aprenda a otimizar os dados do Google: o que são?

Ok, eu entendi que preciso cuidar das campanhas, mas como fazer? Como interpretar os dados que o Google fornece? Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a análise de métricas é a base para otimizar um anúncio/campanha no google! Ela que indica o que está funcionando ou não! Existem os dados de:

  • Métrica: identificam o tempo de sessão do usuário, as páginas visitadas, taxa de rejeição, taxa de conversão. Servem, em geral, para sistematizar o comportamento do usuário ao entrar no seu site;
  • Dimensão: são dados que mensuram seus usuários, por exemplo: a cidade, o estado, país, a origem, o navegador e o dispositivo que o cliente está utilizando para acessar sua campanha. São atributos da web analytics para você compreender mais sobre a forma que o usuário interage com o site;
  • CTR (Click-through-rate), é calculada pela fórmula = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100: avalia a efetividade da sua campanha, bem como outros indicadores, como CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição) e CPM (custo por mil), leia mais sobre os custos aqui.
  • Índice de qualidade, relevância, parcela de impressões, conversões: analisam a relevância das suas palavras-chave relacionada com a autoridade da sua campanha! Quanto mais pessoas curtem sua campanha, maior a probabilidade dos seus anúncios alcançarem mais usuários, pois o Google entende que seu produto atende as necessidades de quem está procurando.

Por isso, preste atenção nos dados que o Google te proporciona, analisá-los corretamente indica qual anúncio funciona para seu público-alvo e como você deve guiar suas campanhas para alcançar resultados satisfatórios.

Otimização das palavras-chave e a importância no mecanismo de busca

Ter seu produto nas primeiras posições do Google é essencial para otimizar suas campanhas, isso porque quanto maior a classificações da campanha, mais cliques você irá receber! Os “termos de pesquisa” são uma alternativa para você saber como estruturar sua campanha no Google, entendendo o que o usuário quer comprar/ler.

Por exemplo, se você tem uma loja em Curitiba que vende novos computadores, é importante colocar no seu anúncio as palavras-chave “computador em Curitiba”, e não será útil para você apostar em palavras-chave que envolvam outros eletrônicos! Além disso, se você só vende computadores novos, negative palavras indesejadas no Google, como “usados, seminovo”, já que não são palavras-chave que trarão retorno. O uso das palavras-chave determina a relevância do seu conteúdo e são as principais responsáveis pelas estratégias de Marketing Digital!

Otimização para dispositivos móveis

Quem nunca entrou em uma página pelo celular e saiu logo em seguida porque demorou para carregar? Isso ocorre o tempo todo! Muitas vezes estamos usando nossos dados móveis e não temos tempo para esperar o carregamento lento dos sites e campanhas! Por isso, otimize suas imagens, textos e informações desejadas para aumentar as oportunidades de venda!

Analise os dados da sua campanha

É a parte que demanda tempo e paciência: análise de dados e acompanhamento do funcionamento da campanha! Como determinado anúncio está sendo otimizado? Os cliques? As métricas? É importante que você os intérpretes no decorrer do tempo.

Se você mudar a estratégia ou algum dado relevante dentro da sua campanha ela entrará chamada de “fase de aprendizagem” em que terão 72h para se adequar às mudanças, aprender sobre elas e modificar o desempenho da campanha. O “aprendizado” é necessário para otimizar o anúncio e transformá-los em informações importantes o melhor desempenho. O Google tem um material bem bacana sobre os status de campanha.

Dica: não realize alterações técnicas com frequência, aguarde informações detalhadas sobre sua campanha. Quando você altera de estratégia com muita facilidade, os canais de campanha voltam a fase de aprendizado e reformulam toda a base de dados sobre seu público-alvo.

Quer ajuda com a otimização de campanhas Google? Conheça a CGDW!

Com a tendência ao ficarmos online, cada dia mais incluímos a tecnologia na nossa rotina, por isso, se você tem planos para crescer com sua marca e impulsionar campanhas do Google e redes sociais, procure a CGDW e fale com nossos especialistas.

Saiba mais no WhatsApp: 41 99671-5701 ou pelo nosso site: https://www.cgdw.com.br/

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